sábado, 18 de março de 2017

121 - Para meditação - For meditation

Eu acredito que a solução para as nossos questões está em nós, defendo e aconselho por isso o exercício da meditação. Virar-nos para dentro por alguns instantes, ajuda a identificar questões que nos inquietam e esse é o princípio para encontrarmos a solução. Com a solução vem a sensação de  termos conseguido resolver, essa é a nossa recompensa. O termos conseguido ultrapassar mais uma adversidade da vida faz-nos sentir mais fortes e alimenta a alma de coragem para enfrentar as próximas.

A meditação torna-se mais intensa quanto mais a praticarmos, inclusivamente nas primeiras tentativas pode acontecer ser algo muito ligeiro ou até acharmos que não aconteceu nada, mas não desistam. Sejam persistentes e disciplinados, que com o tempo vem uma facilidade maior em nos abstrairmos do mundo, por uns ligeiros minutos que sejam. O bem-estar de nos entendermos um pouco melhor, a cada sessão de meditação e também uma maior conexão com o mundo, uma maior consciência global, consequentemente uma maior tolerância e serenidade para com os nossos próximos.


Hoje ficam sugestões de espaços que inspiram à iniciação deste exercício. Um ambiente Zen facilita o exercício da meditação. O ideal seria um uns minutos diariamente para restabelecer o equilíbrio físico e mental, mas se sentirem muito cansados meditem pelo menos meia hora. No final do dia e vai fazer milagres.

Contudo se adormecerem … (como me acontecia no princípio) não se preocupem é normal ou sinal de estarem realmente muito cansados.









Existem inúmeros videos e audios disponíveis na net mas podem ler o que se segue que é a base do exercício de Ioga e da meditação.

1 – Reserve no mínimo 30m para si e "desligue-se" (não quer o telemóvel a tocar).
2 – Escolha um local onde se sinta bem, de preferência com luz natural e onde possa repousar, isto é, deitar-se ou sentar-se, conforme preferir.
3 – Vista algo confortável e cómodo, não quer nada que o aperte.
4 – Acenda uma vela ou incenso ou ambas, para haver o ambiente positivo.
5 – Escolha uma música ou CD apropriado para a meditação e após verificar as 4 condições anteriores dê inicio ao exercício. Existem várias composições disponíveis no youtube, onde já tem música e texto tanto em Inglês ou em Português, o meu preferido e com o qual dei início à auto-hipnose foi o mestre Brien Weiss.

Fecho os olhos,
Inspire profundamente …
Expire ….

Inspire …
Expire …

Inspire …
Expire …

A cada ciclo de respiração permita-se a relaxar e descontrair cada vez mais …

Inspire …
Expire …
Imagine uma onda de relaxamento que cresce ao mesmo tempo que envolve o seu o seu corpo e mente
Imagine-se a receber esse relaxamento, essa energia revigorante.
Continue repetindo e relaxando
Imagine agora que está noutro lugar, um lugar onde se sinta muito bem … real ou imaginário.
Sinta-se lá ,,, observe ... oiça ... cheire ... absorva as boas sensações e imagine agora que nesse lugar está uma cadeira ou algo onde se possa sentar ou deitar e descansar, repousar por uns instantes e aprofundar o seu relaxamento, completamente protegida e envolvida nessas boas sensações que o sítio onde está lhe transmite.

Deixe o seu corpo receber as boas sensações que está a viver na sua mente …  é mágico.

Desfrute tranquilamente desse momento...   


; )

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