quinta-feira, 12 de outubro de 2017

145 - The zen home – O lar zen


Como arquitecta, optei pelo programa que me é ideal, moradia térrea de tipologia T3, com parqueamento coberto, escritório e logradouro. Com implantação em forma de L e estrutura em betão, paredes duplas com caixa de ar com isolamento e de cobertura plana impermeabilizada não acessível. Quartos com janelas orientadas a nascente, sala a poente/norte, cozinha a nascente/norte com zona de lavandaria independente, casas de banho com janelas e um escritório/estúdio com orientação a sul.

Como avaliadora/consultora escolho os seguintes acabamentos e equipamentos: pavimento cerâmico ou pedra natural, excepto nos quartos onde deverá ser de madeira, sala com lareira, cozinha equipada, lavandaria com máq. de roupa/secagem, casas de banho com banheira/duche (pelo menos 1 c.b. deverá haver banheira) com loiças suspensas, coluna de hidromassagem e toalheiros aquecidos, caixilharia em PVC com vidro duplo e oscilo /deslizante (seguros na posição de oscilo e deslizantes para que não ocupem espaço quando abertos), estores deslizantes ou de recolher eléctricos, quartos com roupeiro e em suite (casa de banho privada). Pátio, parcialmente coberto e privada com vista desfogada e se possível panorâmica, com churrasco e piscina.


Como terapeuta de espaços, com base no Feng shui, a casa tem que ter espaço fluído, entenda-se com pouco mobiliário, isto é, apenas o necessário pois não a queremos cheia. Boa ventilação e iluminação natural diária e eléctrica geral e localizada, com organização oculta (tudo tem o seu lugar) para fácil e rápida arrumação.
Nos quartos as camas localizam-se com a cabeceira encostada a uma parede, mas atenção que não passe canalização nessa parede por causa das humidades e os pés não devem estar apontados directamente para a porta. Nos quartos das crianças com secretária, esta deve estar localizada à direita da janela. Boa iluminação natural bem como eléctrica geral e direcionada junto à cama e na secretária respectivamente.
Sala com bons sofás em L ou U para proporcionar a conversa e boa visualização entre os ocupantes com mesa de apoio, iluminação indirecta geral e direccionada junto aos sofás, televisão por cima da lareira, plantas junto à janela para purificar o ar, velas aromáticas, mesa de jantar redonda ou quadrada.
Na cozinha a fruta deve estar visível mas protegida, em lugar de destaque e de fácil acesso, eventualmente electrodomésticos como máquina de café, espremedor de sumo e torradeira também estarão acessíveis e visíveis para uso diário. Tudo o resto deve estar guardado e oculto em armários opacos. Devidamente separados por temas como loiça, atoalhados, talheres, comida , temperos e limpeza. Também aqui deve haver plantas e boa iluminação geral e direccionada a iluminar o balcão de trabalho (lavatório e fogão).
As casas de banho devem ter armário raso que sirva de balcão e permita guardar toalhas, tapetes, e todos os outros objectos necessários. A ficar exposto apenas toalha a usar, tapete, sabonete, champô, velas aromáticas, um assento (banco ou cadeira) e plantas. Uma boa iluminação geral e direccionada sobre o lavatório também é importante aqui.

O pátio deve ter assentos e mesa para convívio, cadeira de baloiço, pufe ou cama espreguiçadeira para introspecção e descanso, relva e pavimentado, plantas, árvores de fruto como  laranjeiras e limoeiros. Locais de sombra e locais para apanhar sol. A privacidade é importante e não deve haver janelas indiscretas de vizinhos apontadas. Se existir, arranje maneira de as dissipar. com plantas, arbustos ou árvores.









=)





Sem comentários:

Enviar um comentário